Em 2018 foram três dias de emoção, aprendizado e alegria. O Festival Mulheres do Mundo, que aconteceu de 16 a 18 de novembro de 2018, teve rodas de conversa, partilhas de trajetórias, oficinas e uma intensa programação artística e cultural – e o melhor, tudo de graça! Uma celebração que se espalhou pelo Museu de Arte do Rio, Museu do Amanhã, Pavilhão 1 do Pier Mauá, no Rio de Janeiro.
Com curadoria do Southbank Centre e Redes da Maré e realização do Southbank Centre, Redes da Maré e British Council Brasil, o Festival Mulheres do Mundo tem orgulho de ser para todas as pessoas, de todas as idades.
A Fundação WOW produz festivais com este formato em todo o mundo, buscando gerar diálogo acerca das questões enfrentadas por meninas e mulheres e explorar possíveis causas e soluções. É o maior, mais abrangente e mais importante festival dedicado a apresentar trabalhos realizados mulheres e debater e encorajar a busca por igualdade de gênero. A Fundação WOW está em processo de se tornar muito em breve uma ONG, baseada no Reino Unido.Para mais informações e para receber informações sobre nossos festivais e programações, acesse thewowfoundation.com
VEJA O RELEASE EM PDF VEJA O RELATÓRIO DE 2018
![]()
OBJETIVOS

Etapa que antecedeu o Festival:
O Festival Mulheres do Mundo é um espaço para que mulheres possam falar livremente sobre todas as questões – inclusive as que, historicamente, tiveram de silenciar. Além disso, o festival tem um compromisso claro: abrir espaço para as vivências das mulheres e meninas nas cidades onde acontecem. Ao planejar o evento, as organizadoras valorizaram temas importantes para as mulheres de diferentes gerações do Rio de Janeiro. Para identificá-los, convidaram mulheres de diferentes regiões, formações, idades e áreas de atuação a opinar sobre que assuntos deveriam ser abordados.
De novembro de 2017 a maio de 2018, 200 mulheres se encontraram em cinco grupos de discussão, realizados nos bairros do Centro, Flamengo, Santa Cruz e Maré. Um dos encontros contou com a presença de Judy Kelly, fundadora do WOW, o Women of the World Festival, que pela primeira vez ganha edição brasileira. Veja vídeos e fotos do encontro.
Numa cidade com altos índices de homicídios, um dos temas propostos para debate foi a superação de perdas causadas pela violência. Outro, a necessidade de um olhar realista, e não idealizado, sobre a maternidade. Houve quem pontuasse a demanda de oficinas sobre alimentação saudável, yoga e meditação. A opressão representada pela obsessão por um corpo perfeito; os desafios causados pelo envelhecimento da população brasileira; a objetificação do corpo feminino; as aspirações das mulheres maduras; os novos arranjos familiares; espiritualidade; gravidez precoce, sexualidade e consumismo foram outros assuntos lembrados.
Os pontos levantados ajudaram a curadoria – a cargo do Southbank Centre, de Londres, e da Redes da Maré – a formular uma proposta inicial de programação. Nas discussões, frases das participantes deram a medida da expectativa em relação ao evento. Veja algumas abaixo:
Para compreender melhor o contexto e a relevância da atuação política das mulheres no Rio de Janeiro, o Festival Mulheres do Mundo fez um levantamento de mulheres líderes e de instituições e organizações voltadas ao público feminino na cidade. O mapeamento, o primeiro do gênero no Rio, é um legado que o Festival torna acessível a todos os interessados na participação política de mulheres. Veja o documento completo aqui.
A pesquisa identificou 204 líderes locais e 235 organizações governamentais, não governamentais e do setor privado. As áreas com maior número de instituições atuantes são: justiça (36); saúde (28); arte e cultura (29), academia, ciências e pesquisa (20) e mídia e comunicação (10). A maioria das organizações tem como foco a cidade do Rio de Janeiro como um todo (73); 61 são plataformas virtuais.
Os objetivos destas essas instituições estão relacionados às várias questões da mulher contemporânea: combate à violência doméstica e familiar; mobilização para causas feministas ou LGBTQ+; justiça; temas étnico-raciais; saúde; formação de agentes de transformação; combate ao preconceito e discriminação; promoção e fortalecimento dos direitos das mulheres; espaços de acolhimento; intervenções urbanas; promoção de encontros; produção e disseminação de conhecimento; cursos; coletivos femininos; redes de apoio; arte e cultura; educação.
O trabalho de mapeamento de organizações dedicadas aos temas das mulheres continua. Cadastre aqui a sua instituição, núcleo, coletivo ou organização da sociedade civil.
CONHEÇA AS INICIATIVAS MAPEADAS CADASTRE SUA INICIATIVA | Pessoa Jurídica
Geisa Lino e Mariana Beltrão
Maíra Gabriel, Renata Peppl,
Marisa S. Mello, Ayla Gomes e
Gabrielle Moreira
Shirley Vilela e Adriana Barbosa
Andreza Jorge e Inês Di Mari
Luciana Bento/Pauta Positiva Comunicação
Amapola Rios e Marcos Rogozinski
Território de PartilhaAs participantes dialogaram entre si o assunto em pauta, elaborando uma abordagem geral sobre o tema.
Rodas de ConversasTeve como objetivo recortar, detalhar ou aprofundar os assuntos abordados nos Territórios de Partilhas.
Trocas de ExperiênciasRepresentantes de organizações compartilharam sua experiência, entre profissionais que atuam no mesmo setor e as participantes.
Fórum de VivênciasEm formato de auditório, momento destinado à troca de ideias e opiniões sobre assuntos atuais de interesse das mulheres.
Compartilhando TrajetóriasMulheres incríveis compartilharam suas trajetórias, e em seguida bateram um papo com o público.
Vidas em Conexão A mentoria foi um encontro entre duas mulheres no qual se estabelecem trocas criativas e inspiradoras sobre variados temas.
OficinasAs oficinas são uma metodologia de trabalho que consiste na aprendizagem e formação coletiva através da interação e troca de saberes.
ASSESSORIA DE IMPRENSA • imprensawowrio@gmail.com
CONTATO • festivalmulheresdomundowow@gmail.com
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS @ 2024 REDES DA MARÉ & SOUTHBANK CENTER // SITE PIXFOLIO