DCSIMG

Depois de duas edições que levaram as demandas das favelas e periferias ao centro do Rio de Janeiro, a edição de 2025 do Festival Mulheres do Mundo colocou a favela no centro. O objetivo foi fortalecer a nossa diversidade a partir das experiências locais e, após uma jornada de imersão, pesquisa e escuta, ter uma agenda enraizada nos territórios, nas vivências e nas vozes das mulheres que, dia após dia, reinventam o presente e criam novos futuros.

Com mais de 30 horas de atividades gratuitas, a terceira edição presencial do Festival WOW Rio ocupou doze espaços diferentes dentro das favelas da Maré com shows, rodas de conversa, oficinas, performances, ativismo e feira de empreendedorismo. A programação reuniu mulheres das 15 favelas da Maré, onde vivem mais de 140 mil pessoas, além de participantes de outras favelas, territórios periféricos e cidades de todo o Brasil, incluindo convidadas internacionais. A proposta foi promover debates e trocas que ultrapassaram fronteiras, abordando temas relevantes não apenas para o público feminino, mas para toda a sociedade civil.

 

 


NOSSOS TEMAS EM 2025


Em reconhecimento à importância de debater questões que impactam profundamente a vida de mulheres e meninas, estruturamos as atividades do festival em diferentes dimensões que convergiram para um grande tema central: Justiças. No plural, porque são muitas as frentes pelas quais lutamos, reivindicamos e transformamos. Com coragem e em coletividade, as mulheres seguem, mais uma vez, na linha de frente da mudança.



VEJA NOSSO VÍDEO

 

"Trazer um encontro como esse, de dimensão internacional, é muito importante para pensar e olhar a cidade de um ponto de vista diferente. Sempre se fala da cidade segregando a favela, ouvimos isso o tempo todo. Queremos avançar nessa agenda pensando nessas interdições.”

Eliana Sousa Silva, Diretora da Redes da Maré

Os eixos norteadores atravessaram toda a programação, integrando as perspectivas local e global do WOW Rio, a partir de uma abordagem abrangente que baseia a construção das atividades das quatro dimensões do festival:

Mulheres em Diálogos

Coração do Festival a partir do qual se organizam todas as frentes do Mulheres do Mundo – WOW Rio, Mulheres em Diálogo reuniu neste ano 150 mulheres, vindas das favelas da Maré, de outras partes da cidade do Rio, do país e do mundo, para trocar, refletir e agir a partir do tema Justiças. Dentro deste eixo, aconteceram as dinâmicas Territórios de partilha, Roda de conversa, Fóruns de debate, Trocas de experiências e Compartilhando trajetórias.


Artes e Cultura

Este eixo do festival destaca o papel central das mulheres no cenário cultural e artístico, enfatizando suas presenças e as transformações impulsionadas por elas. Há shows, performances artísticas e oficinas. A programação musical encerrou cada dia do WOW Rio 2025 apresentando grandes nomes de artistas do cenário musical nacional, como as lendárias Fat Family e Fafá de Belém, junto às novas vozes de Priscila Senna, MC Luanna, Kaê Guajajara e BIAB, traduzindo diferentes expressões da cena brasileira atual.


Ativistas em rede

A programação desse eixo é pensada como forma de fortalecer a participação do movimento social e da sociedade civil no festival. A ideia é abrir espaço para iniciativas coletivas – formais e informais – que atuam em redes na cidade e no estado do Rio de Janeiro. Nesta edição do WOW no Conjunto de Favelas da Maré, houve um projeto especialmente desenvolvido para o encontro, com um grupo de dez jovens mulheres ativistas da Maré e do Complexo do Alemão, chamado de Jovens Artivistas, que integrou diferentes momentos da programação geral. O eixo se complementa com apresentações de projetos e ações da Redes da Maré e encontros, oficinas e feira de ativismo.


Negócios Delas

Um dos eixos da programação do Festival Mulheres do Mundo – WOW, a feira Negócios Delas é um espaço constituído a partir de uma chamada pública, com o objetivo de divulgar as experiências de mulheres que souberam transformar o seu modo de fazer em inovação, produto e serviço. Como estratégia de autonomia e desenvolvimento, a proposta dessa dimensão do WOW Rio visa o fortalecimento da criação, produção, distribuição e consumo de produtos e serviços geridos por mulheres, movimentos e redes que atuam com o tema de gênero. Este ano, todas as selecionadas tiveram a oportunidade de participar de uma formação em parceria com o Sebrae.

Confira a chamada pública AQUI


FICHA TÉCNICA

 

Realização

Redes da Maré e Fundação WOW

Direção Geral

Eliana Sousa Silva
Geisa Lino

Curadoria e Programação – Diálogos

Eliana Sousa Silva
Andreza Jorge
Inaê Moreira

Curadoria e Programação Artístico e Cultural

Geisa Lino

Coordenação Diálogos

Andreza Jorge
Eliana Sousa Silva

Coordenação Feira Negócio Delas

Liliane Santos

Coordenação Ativismo Social

Lidiane Malanquini

Coordenação Comunicação

Andréa Blum

Relacionamento Institucional e Parcerias

Eliana Sousa Silva
Julia Ventura
Maïra Gabriel Anhorn

Jurídico

Nubia Alves

Produção Geral

Bia Policicchio

Assistente Produção Geral

Janyne Sousa

Produção Diálogos

Erika Cândido

Assistente de Produção Diálogos

Natalia Costa

Produção Artístico e Cultural

Juliana Jesus

Assistentes Produção Artístico e Cultural

Camila Faria

Produção Feira Negócios Delas

Winy Fabiano

Assistente de Produção Empreendedorismo

Carlos Marra

Equipe de Produção Equipamentos

Beatriz Pires
Daiane Santos
Gabrielle Nogueira
Gracilene Firmino
Luana Domingos
Luana Dias
Marco Costa
Millena Ventura
Patrícia Hanna
Ricardo Xavier

Coordenação parceria França-Brasil

Maïra Gabriel Anhorn

Produção França - Brasil

Ebla Mahin

Produção Internacional

Renata Peppl

Conteúdo e Roteiro

Adriana Pavlova
Ellen Paes
Jéssica Pires
Sol Mendonça

Gestora Mídias Sociais

Ana Paula Carvalho

Vídeos e Cobertura Redes Sociais

Thais Magalhães

Identidade Visual

Juh Barbosa

Design Mapas

Bruna Montuori

Design Livreto

Flora Próspero

Designer Sinalização e Guias

Rafael Fernandes

Designers Assistentes

Adriana Reis
Robert Silva
Thaís Oliveira

Site

Amapola Rios
Kenzel Verborge
Marcos Rogozinski

Assessoria de Imprensa

Adriana Pavlova
Andréa Blum
Ellen Paes

Revisão

Luiz Assumpção

Projeto Expográfico

Flora Fiorio

Audiovisual

Dunas Filmes

Produção Técnica

Henrique Quinguaia
Rodrigo Maré

Libras e Tradução Simultânea

Soar Soluções Linguísticas

Produção Campeonato FutWOW

Majô Pinho

Produção Equipe Corrida

Luta Pela Paz
Carol Barcellos