DCSIMG

Durante três dias de emoção, aprendizado e alegria, o WOW se espalhou pelo Museu de Arte do Rio (MAR), Museu do Amanhã, Pavilhão 1 do Pier Mauá e um palco montado ao ar livre, com atividades diversas estruturadas para construção da programação que enfatizava a experiência das mulheres no Rio, no Brasil e no mundo. Ao total, o Festival WOW Rio contou com mais de 40 horas de programação, abrangendo cerca de 200 atividades, com a participação de mais de 250 pessoas convidadas e envolvendo mais de 97.000 participantes.

 

Ao longo dos três dias, 40 mil pessoas participaram dos shows do palco principal. Mais de 17 mil pessoas circularam na Feira Delas, localizada na Praça Mauá. Cerca de 18 mil pessoas circularam no Museu de Arte do Rio (MAR) durante os três dias do evento, enquanto 8 mil pessoas participaram dos Territórios de Partilha, Oficinas, WOW Bites, Mentorias: vidas em conexão e Visitas Guiadas no Museu do Amanhã. Cerca de 5 mil participantes engajaram-se nas atividades realizadas no Observatório, Mezanino e Auditório do Museu do Amanhã, e outras 5,5 mil pessoas estiveram no Armazém 1. O Festival contou, em média, com um público de 30 mil pessoas a cada dia.

 

VEJA O RELEASE   VEJA O RELATÓRIO DE 2018   VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA


NOSSOS TEMAS EM 2018

“O que afeta as mulheres do Rio de Janeiro?” Esta foi a pergunta que norteou a construção dos eixos temáticos do festival, visando compreender as necessidades, os interesses e temas que atravessam a vida de meninas, mulheres e pessoas não-binárias. De novembro de 2017 a setembro de 2018, cerca de 250 mulheres se encontraram em seis Grupos de Reflexão realizados nos bairros do Centro, Flamengo, Santa Cruz e Maré.


A partir dos debates propostos ao longo de dez meses, foram levantadas e sistematizadas as sugestões dos grupos de reflexão e consolidados os temas centrais abordados no festival. Assim, foram definidos seis grandes temas de referência para construção da programação:

O Festival WOW Rio 2018 contemplou quatro grandes dimensões:

 

 


MULHERES EM DIÁLOGOS

Neste ano, o eixo “Mulheres em Diálogo” reuniu em torno de 200 palestrantes e oficineiras, oriundas de diferentes territórios do Brasil e do mundo, comprometidas a trocar, refletir e agir a partir dos temas orientadores. Os diálogos entre mulheres se organizaram em sete formatos:



Território de partilha: espaço de diálogo entre as participantes sobre o assunto em pauta elaborando uma abordagem geral sobre o tema.


Roda de conversa: espaço de recorte, detalhamento ou aprofundamento dos assuntos abordados nos territórios de partilhas.


Trocas de experiência: espaço para que representantes de organizações compartilhem suas experiências entre profissionais que atuam no mesmo setor e as participantes.


Fórum de vivências: em formato de auditório, momento destinado à troca de ideias e opiniões sobre assuntos atuais de interesse das mulheres.


Compartilhando trajetórias: espaço para que as mulheres compartilhem suas trajetórias e, em seguida, abram a discussão para o público.


Vidas em conexão: espaço de encontro entre duas mulheres, para que estabeleçam trocas criativas e inspiradoras sobre variados temas.


Oficinas: metodologia de trabalho que consiste na aprendizagem e formação coletiva através da interação e troca de saberes.


MULHERES DAS ARTES E DAS CULTURAS

Este eixo do Festival contemplou o olhar e a presença feminina nas artes e culturas, enfatizando suas presenças e as transformações lideradas por elas nas artes e na cultura. A programação musical contou com shows gratuitos de grandes artistas como Elza Soares, Dona Onete, Luedji Luna, Anelis Assumpção, Karol Conka, Flora Matos, Tasha e Tracie, Tiê, Letrux, entre outras, que reuniram cerca de 40.000 pessoas, na Praça Mauá, durante os três dias de festival. A programação incluiu, ainda, performances, teatro, circo, poesia, dança, cinema e artes visuais de coletivos como Mulheres Ao Vento, AfroGrafiteiras, Grupo de música tradicional Caixeiras do Divino, Rap Party UK e Rap Slam, Tempestuosa Depressagem, Uma Ode à Sororidade e muito mais. 


MULHERES EMPREENDEDORAS

Produção de uma grande feira, na Praça Mauá, com a mostra de produção de mulheres em diferentes áreas, através de um edital público, no qual se inscreveram 500 empreendedoras e 200 foram contempladas, oferecendo ao público produtos e serviços com uma diversidade e representatividade do conjunto de mulheres desse campo.


MULHERES ATIVISTAS

A programação da produção e lutas de mulheres ativistas no WOW Rio aconteceu a partir do envolvimento direto de movimentos sociais e organizações da sociedade civil protagonizadas por mulheres. O processo de definição da Programação ocorreu a partir de uma chamada pública. Foram 156 inscrições e 35 atividades selecionadas, resultando em oficinas, apresentação de campanhas, rodas de conversa, exposições e apresentações artístico-culturais.

REALIZAÇÃO