DCSIMG

 

ACESSIBILIDADE


Para o Festival Mulheres do Mundo (WOW), acessibilidade significa garantir a permanência de pessoas com e sem deficiência em espaços públicos e privados, a serviços, produtos e ambientes presenciais ou virtuais. Pensando nisso, a equipe do Festival WOW contou com a orientação da 7.1 Acessibilidade Criativa, que contribuiu para a elaboração das ações de acessibilidade a seguir.

Acessibilidade no WOW     Ouça a audiodescrição panorâmica     Confira o guia de boas práticas de acessibilidade

Assista ao vídeo de divulgação do WOW

Divulgação acessível

Para pessoas cegas e com baixa visão. Todos os públicos puderam acessar, exceto pessoas surdas. Para pessoas surdas e falantes ou não de libras:

  • Treinamento teórico e prático para constituir um receptivo diverso e treinado;
  • Treinamento teórico e prático de dois dias com todo o time de monitores e receptivo do festival para compreender a importância de ambientes mais acessíveis e anticapacitistas e também entender o público com deficiência;
  • A partir das ações de acessibilidade, falamos sobre tratamento e boas práticas com um time de profissionais especialistas em produção de eventos.

Engajamento

Tivemos um profissional de advocacy que foi responsável pela articulação com organizações públicas e privadas para fomentar a participação de pessoas com deficiência (PCDs) de todas as idades.

Espaços acessíveis

Em relação à acessibilidade física, os espaços que receberam o Festival WOW foram adaptados para públicos diversos. O Museu do Amanhã dispõe de pisos e maquetes táteis, rampas, cadeiras de rodas, elevadores, fraldários, banheiros adaptados e sinalização universal. 

Os espaços do Museu de Arte do Rio – Pavilhão de Exposições (Edifício Dom João VI) e Escola do Olhar – estão adaptados à visita de cadeirantes e pessoas com baixa mobilidade. No quinto andar da Escola do Olhar, ainda há uma maquete tátil do museu e seu entorno. Além das estruturas físicas, ambos os museus promovem ações educativas acessíveis para todos os públicos; e o Armazém 1B possui rampa de acesso e banheiros acessíveis.

Audiodescrição panorâmica

Realizamos a audiodescrição do percurso dos quatro ambientes do Festival para todas as pessoas com deficiência visual que foram ao evento se situarem no espaço e entenderem a cenografia. Usamos um painel com QR Code na entrada de cada um dos espaços.


Guia de boas práticas de acessibilidade 

Distribuímos um guia de boas práticas em vídeo e texto para explicar às pessoas que mediaram as mesas como se descrever para pessoas com deficiência visual e como descrever seus materiais visuais, caso apresentem.


Equipe especializada

Dentro do time de monitoras, havia uma pessoa autista responsável por receber pessoas e famílias neurodiversas e indicar a localização de uma sala de apoio para aliviar a sobrecarga sensorial, caso necessário. Além disso, na recepção, durante todo o Festival, houve uma profissional bilíngue para receber pessoas surdas que participaram do evento.

Protetores auriculares

Disponibilizamos protetores auriculares para abafar o som caso alguma pessoa autista ou com algum tipo de sensibilidade sentisse necessidade.


 

SUSTENTABILIDADE


Para o Festival Mulheres do Mundo (WOW), sustentabilidade vai além de promover medidas pontuais: sustentabilidade significa promover, disseminar e articular ações para combater os impactos da injustiça climática, sentida principalmente por populações historicamente vulneráveis. Pensando nisso, durante a terceira edição do Festival WOW Rio, que acontecerá no Conjunto de Favelas da Maré, em outubro de 2025, serão adotadas as ações de sustentabilidade a seguir:

Plantio de árvores

Como parte das iniciativas de educação ambiental, ao longo da programação do WOW será realizado o plantio de árvores em espaços distribuídos pelo Conjunto de Favelas da Maré.

Distribuição de mudas

Serão distribuídas mudas de plantas para a comunidade, incentivando a educação ambiental e o esforço por uma Maré mais verde.

Construção de teto verde e jardins suspensos

A programação do Festival WOW Rio incluirá a construção de jardins suspensos em áreas públicas da Maré, transformando espaços subutilizados e promovendo o cultivo de plantas em locais que podem ser usados de forma eficiente.

 

Recolhimento de materiais recicláveis

Durante os dias de encontro, será implementado um sistema de coleta seletiva, com o objetivo de incentivar a reciclagem e a redução do desperdício, garantindo que materiais recicláveis sejam encaminhados corretamente para a reutilização.

REALIZAÇÃO