DCSIMG

O FESTIVAL MULHERES DO MUNDO NO RIO DE JANEIRO

Após um hiato de cinco anos, o Rio de Janeiro voltou a receber o Festival Mulheres do Mundo - WOW Rio. O evento ocupou a Praça Mauá, na Zona Portuária da cidade, em outubro de 2023 e contou com cerca de 200 atividades distribuídas nas seguintes dimensões: Mulheres em Diálogos; Mulheres nas Artes e Cultura; Negócios Delas; Ativistas em Rede, contando com a participação de mais de 500 convidadas de diversos territórios do Brasil e do mundo.

 

"O FESTIVAL WOW VEIO COM A IDEIA DE CELEBRAR O OTIMISMO, A DETERMINAÇÃO PARA O FUTURO E A POSSIBILIDADE DE ESTARMOS JUNTAS. TEM A VER COM A MEMÓRIA, VALIDAÇÃO, COMEMORAÇÃO, TRAZENDO AS MULHERES PARA COMPARTILHAREM JUNTAS, POR EXEMPLO, SOBRE COMO ENTENDEMOS AS DIFERENTES ESTRUTURAS NO MUNDO A PARTIR DA REALIDADE DE MULHERES PRETAS? O FESTIVAL TAMBÉM É CUIDADO, TEMOS QUE FAZER ISSO POR NÓS. NÃO SOMOS APENAS ATIVISTAS, GOSTAMOS E ATUAMOS EM DIFERENTES FRENTES."

JUDE KELLY.

 













É um encontro que reúne pessoas e coletividades para articular a troca de experiências de mulheres diversas, impulsionando ações de transformação e promoção da equidade de gênero em seus territórios. O Festival WOW já teve partipações de 204 lideranças locais, 235 organizações governamentais e mais de 250 convidados do Brasil e do Mundo.













Queremos fomentar a reflexão estimular a análise crítica das demandas da cidade com diferentes visões, origens e vivências.

Potencializar o empreendedorismo feminino, coletivos e organizações, mobilizar políticas públicas e melhoria das condições de vida das mulheres.
























 

JUDE
KELLY

CEO e fundadora da Fundação WOW

Jude Kelly é CEO e fundadora da Fundação WOW, que realiza festivais WOW - Mulheres do Mundo ao redor do globo, evento que busca tanto celebrar globalmente as conquistas de mulheres e meninas e enfrentar injustiças e desigualdades de gênero. O festival teve sua primeira edição no Centro Cultural Southbank Centre de Londres em 2010, onde Jude foi Diretora Artística durante 12 anos. Atualmente, o festival acontece em mais de 30 cidades em seis continentes. Jude também é diretora de teatro premiada e dirigiu mais de 200 espetáculos. Em 2015 foi premiada com uma ordem do império britânico por serviços às Artes e, ao longo da sua carreira, tem prestado consultorias para governos nas áreas de artes, educação e mobilidade social.

 

ELIANA
SOUSA
SILVA

Fundadora e Diretora da Redes da Maré e curadora do Festival Mulheres do Mundo no Rio de Janeiro.

A curadoria é da Redes da Maré, coordenada por Eliana Sousa Silva, que se debruça por um processo de pesquisa contínuo, por um mapeamento e reflexões das experiências vividas por mulheres diversas e pela Redes da Maré na luta e garantia de direitos. Ativista social e acadêmica, Eliana Sousa Silva é Doutora em Serviço Social pela PUC-Rio. É curadora/ diretora do WOW Rio de Janeiro (Festival Mulheres do Mundo). No INSPER, é coordenadora do Curso de Urbanismo Social. É autora do livro Testemunhos da Maré, que está em sua segunda edição e de “A Ocupação da Maré pelo Exército Brasileiro”.