DCSIMG

voltar | Festival Mulheres do Mundo 2023

A segunda edição do Festival Mulheres do Mundo - WOW, realizada na Praça Mauá entre os dias 27 e 29 de outubro, provou o quanto foi um grande sucesso! Inúmeras filas de pessoas se formaram nos espaços do festival, como Museu de Arte do Rio e Museu do Amanhã, para participar das mesas de conversas com mulheres inspiradoras, o brilho nos olhos do público e a força das mulheres que fizeram este evento acontecer. Com mais de 40h horas de programação, 200 atividades e mais de 500 convidadas durante os três dias, as principais temáticas desta edição foram a agenda voltada pelos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, o racismo e questões étnico-raciais.

Desde sua origem, o Festival, que acontece em 23 países (54 cidades), é considerado como uma plataforma que traz todas diversas perspectivas de gêneros e possibilita uma discussão mais livre e segura para as mulheres.

Incluindo rodas de conversas, exibições, exposição da feira Negócio Delas, atividades coletivas de organizações parceiras e shows, o WOW reforçou o quanto encontros para celebrar e articular as agendas de mulheres e para elas são efetivos e potentes. Mais de 100 mulheres de todas as partes do Brasil e do mundo vieram compartilhar suas vivências e desafios.

 

 

NOSSOS TEMAS DE 2023

 

O WOW foi pensado, desde a sua origem, como uma plataforma global para agregar mulheres de todos os cantos do mundo. Nesta edição, contamos com mais de 100 mulheres de todas as partes do Brasil e do mundo. E, para tratar de tópicos tão relevantes, nesta segunda edição presencial do Festival Mulheres do Mundo organizamos as atividades em torno de quatro dimensões pelas quais o público pôde passear: Mulheres em Diálogos, Mulheres nas Artes e Culturas, Mulheres Ativistas em Rede e Negócios Delas. Os temas que foram pautados abordarão, de forma interseccional, as seguintes questões:

 

MULHERES NAS ARTES E CULTURA

 

Este eixo do festival destacou o papel central das mulheres no cenário cultural, enfatizando suas presenças e as transformações lideradas por elas nas artes e na cultura. A programação musical encerrou o dia com shows de grandes artistas como Alcione, Marina Sena, MC Carol, Deize Tigrona, entre outras. A programação incluiu performances da Cia de Mystérios, espetáculos teatrais do Coletivo Entidade Maré, Cia de Dança Lia Rodrigues, Mulheres ao Vento, Circo no Ato, Mariana Nunes e Tatiana Vilela. A programação cultural se uniu às exposições presentes no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio, como a recém-inaugurada FUNK, Carolina Maria de Jesus e a exposição individual de Nádia Taquary.

 

 



 



 

 

NEGÓCIOS DELAS

Um dos eixos da programação do Festival Mulheres do Mundo – WOW, a feira Negócios Delas é um espaço constituído a partir de uma chamada pública com o intuito de divulgar as experiências de mulheres que souberam transformar o seu modo de fazer em inovação, produto e serviço. Criada para celebrar a inventividade de forma criativa, unindo cultura, cidadania, educação, empreendedorismo e economia, a visa o fortalecimento da criação, produção, distribuição e consumo de produtos e serviços geridos por mulheres, movimentos e redes que atuam com o tema de gênero, como estratégia de autonomia e desenvolvimento. Este ano, todas as selecionadas tiveram a oportunidade de participar de uma formação junto ao Sebrae.

 



 



 

 

ATIVISTAS EM REDE

A programação desse eixo foi organizada a partir de uma chamada pública – Ativismo em Rede – e é pensada como forma de fortalecer a participação do movimento social e da sociedade civil. A ideia foi abrir espaço para iniciativas coletivas – formais e informais – que atuam em redes na cidade e no estado do Rio de Janeiro. O foco desta edição foi a mobilização das pessoas que participaram dos dois grupos de reflexão que antecipam o Festival e que aconteceram na Maré e no MAR. As iniciativas escolhidas foram selecionadas pela diversidade das atuações, tanto em relação aos temas desta edição do Festival quanto de seus locais de origem.

 

 



 



 

 

 

MULHERES EM DIÁLOGOS

Coração do Festival a partir do qual se organiza todas as frentes do Mulheres do Mundo – WOW, Mulheres em Diálogo reúne este ano em torno de 300 mulheres comprometidas de 16 países para trocar, refletir e agir a partir dos seguintes temas: Futuros para quem?; Amor e afetos; Alimento e terra; Justiça e violências; Saúde; Sexualidades e corporeidades; Poder e política; e Saberes e educação. Os Diálogos acontecem em sete diferentes formatos, conforme a seguir.

 

 

RODAS DE CONVERSAS

Teve como objetivo recortar, detalhar ou aprofundar os assuntos abordados nos Territórios de Partilhas.

TROCAS DE EXPERIÊNCIAS

Representantes de organizações compartilharam sua experiência, entre profissionais que atuam no mesmo setor e as participantes.

FÓRUM DE VIVÊNCIAS

Em formato de auditório, momento destinado à troca de ideias e opiniões sobre assuntos atuais de interesse das mulheres.

 

 

VIDAS EM CONEXÃO

A mentoria foi um encontro entre duas mulheres no qual se estabeleceram trocas criativas e inspiradoras sobre variados temas.

OFICINAS

As oficinas são uma metodologia de trabalho que consistiu na aprendizagem e formação coletiva através da interação e troca de saberes.

 



 



 

 

 

VEJA NOSSO VÍDEO

 

WOW NA MÍDIA - NOSSOS NÚMEROS

- Mais de 400 matérias e reportagens publicadas e veiculadas nos meios de comunicação: TVs, rádios, jornais, sites e blogs

 

- Matérias, reportagens e entrevistas segmentadas, explorando diferentes aspectos do Festival, com destaque para roteiro cultural e empreendedorismo feminino

 

- Protagonismo da Redes da Maré como organizadora do Festival

 

- Entrevistas especiais com convidadas nacionais e internacionais

 

- Consolidação de Jude Kelly e Eliana Silva como “a cara” do Festival no Brasil

 

- Mais de 300 jornalistas nacionais e internacionais credenciados

 

 

ACESSIBILIDADE

Para o Festival WOW, acessibilidade é permitir o acesso de pessoas com e sem deficiência em espaços públicos e privados, a serviços, produtos e ambientes presenciais ou virtuais. Do ponto de vista da acessibilidade física:

O Museu do Amanhã dispõe de pisos e maquetes táteis, rampas, cadeiras de rodas, elevadores, fraldários, banheiros adaptados e sinalização universal. Os espaços do Museu de Arte do Rio – Pavilhão de Exposições (Edifício Dom João VI) e Escola do Olhar – estão adaptados à visita de cadeirantes e pessoas com baixa mobilidade. No quinto andar da Escola do Olhar, ainda há uma maquete tátil do museu e seu entorno. Além das estruturas físicas, ambos os museus promovem ações educativas acessíveis para todos os públicos. O Armazém 1B possui rampa de acesso e banheiros acessíveis. A consultoria 7.1 acessibilidade criativa nos orientou para elaborar as ações de acessibilidade a seguir, como medidas de fazer com, e não para.

 

1. DIVULGAÇÃO E ENGAJAMENTO, ATRAVÉS DE CONVITES ACESSÍVEIS

Tivemos um profissional de advocacy que foi ser responsável pela articulação com organizações públicas e privadas de pessoas com deficiência (de todas as idades) para participarem do evento, uma vez que assuntos importantes e super-relevantes como esse, e ainda com recursos de acessibilidade, precisam ser divulgados para um grupo grande de pessoas.

AUDIODESCRIÇÃO PANORÂMICA DE CADA LOCAL DO EVENTO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Realizamos a audiodescrição do percurso dos quatro ambientes do Festival para todas as pessoas com deficiência visual que foram ao evento se situarem no espaço e entenderem a cenografia. Usamos um painel com QR Code na entrada de cada um dos espaços.

GUIA DE BOAS PRÁTICAS DE ACESSIBILIDADE PARA PARTICIPANTES DAS MESAS

Realizamos um guia de boas práticas em vídeo e texto para explicar às pessoas que mediaram as mesas como se descrever para as pessoas com deficiência visual e como descrever seus materiais visuais, caso apresentem.

EQUIPE ESPECIALIZADA

Dentro do time de monitoras, havia uma pessoa autista responsável por receber pessoas e famílias neurodiversas e indicar a localização de uma sala de apoio caso necessário para a pessoa ficar mais quieta durante o evento, se sentisse necessidade.

Na recepção, durante todo o Festival, houve uma profissional bilíngue para receber pessoas surdas que participaram do evento.

PROTETORES AURICULARES

Disponibilizamos protetores auriculares para abafar o som caso alguma pessoa autista ou com algum tipo de sensibilidade sentisse necessidade.